
Mas além do fascínio magnético da barba, especialistas sugerem que homens com barba e bigode desfrutam de benefícios adicionais; especificamente, melhor saúde.
Veja o que dizem os especialistas sobre os benefícios de manter uma barba ou bigode em seu rosto:
Elas protegem contra o sol
Um estudo da University of Southern Queensland, publicado na revista Radiation Protection Dosimetry, descobriu que as barbas bloqueiam entre 90 a 95 por cento dos raios UV, retardando assim o processo de envelhecimento e reduzindo o risco de câncer de pele.
Geralmente o cabelo oferece uma boa proteção contra o sol, diz o Dr. Nick Lowe, um dermatologista de Londres. "É semelhante a um fator FPS", acrescenta ele. "Quanto maior a densidade e espessura do cabelo, maior o FPS."
Barbas reduzem os sintomas de asma e alergia
Para os homens cujas alergias ou asma são provocadas por pólen ou poeira, os pêlos faciais perto do nariz podem agir como um tipo de filtro e parar os alérgenos antes que eles se estabeleçam, sugerem vários especialistas.
Barbas diminuem os sinais de envelhecimento
Junto com sinais de envelhecimento da exposição ao sol, os pelos faciais também diminuem os sinais de envelhecimento no rosto, mantendo-os hidratados. As barbas protegem o rosto do vento e do ar frio, o que pode ressecar a pele.
Além disso, o hidratante aplicado no rosto barbado será mais eficaz do que a pele exposta, onde pode ser facilmente removido.
Barbas evitam doenças
As barbas grossas que crescem sob o queixo e o pescoço aumentam a temperatura da região e podem ajudar a combater resfriados, diz Carol Walker, especialista em cabelo e dona do Birmingham Trichology Center.
"O cabelo é um isolante que mantém você aquecido. Barbas compridas e cheias que prendem o ar frio e elevam a temperatura do pescoço serão um bônus adicional quando você estiver exposto ao clima frio", diz Walker. Uma barreira física à temperatura fria, acrescenta o Dr. Felix Chua, consultor médico respiratório da Clínica Harley Street. "O cabelo em volta do queixo e do pescoço acrescenta outra camada de proteção."
Barbas reduzem infecções
Barbas e bigodes significam não expor a pele à lâminas, que é a principal causa de infecções bacterianas na área da barba, diz o Dr. Martin Wade, dermatologista consultor da London Skin and Hair Clinic. O ato de se barbear leva à “erupção cutânea, pelos encravados e condições como a foliculite (infecção dos folículos pilosos que causam manchas). Logo, homens se beneficiam ao deixar a barba crescer”, diz ele.
Assista uma barba ganhar vida própria neste vídeo bacana de timelapse abaixo:
0 Comentários