Parecemos saber instintivamente que passar tempo ao ar livre faz bem. Contudo, com o nosso estilo de vida moderno, tornou-se prática comum passar mais tempo dentro de casa — longe da natureza. De fato, em média, brasileiros passam cerca de 93% do seu tempo em ambientes fechados!
Porém, preste atenção: passar um tempinho ao ar livre é realmente importante para ter uma saúde de qualidade. Cada vez mais, novos estudos científicos revelam os inúmeros benefícios de passar um tempo ao ar livre.
Caso você já tenha lido nosso artigo de como ter mais natureza em sua vida mesmo com pouco tempo disponível aqui estão cinco dos vários benefícios que curtir um tempo ao ar livre pode proporcionar à sua saúde:
Você estará mais propenso a estar ativo.
Se você passa muito tempo em ambientes fechados, é possível que você não esteja se movimentando o suficiente. Ao tornar sair ao ar livre uma meta, isso significará menos tempo em frente à TV e do computador e mais tempo andando e fazendo outras coisas que colocam seu corpo em movimento. Estudos¹ indicam que pessoas que se exercitam ao ar livre possuem mais facilidade em manter uma rotina futura quando comparadas aos praticantes de academia.
Você se tornará uma pessoa menos estressada.
De acordo com uma pesquisa de jornal², leva apenas 5 minutos para você os efeitos relaxantes da natureza surtirem efeito. Atividade física mostrou ter ajudado pessoas a relaxar, então se estar ao ar livre substitui atividades inativas por ativas, isso também pode significar mais sorrisos.
Sua capacidade de concentração vai melhorar.
Sair de casa pode ter alguns resultados impactantes no seu poder cerebral. Estudos³ mostram que passar tempo ao ar livre pode melhorar seu pensamento criativo. Outras pesquisas* mostram que crianças com TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) conseguem se focar melhor após passarem um tempo ao ar livre.
Seu risco de doenças cardíacas e hipertensão serão reduzidos.
Pessoas que passam mais tempo em áreas verdes possuem menor pressão sanguínea, menores níveis de cortisol e batimentos cardíacos mais baixos e ritmados do que os que passam mais tempo em locais fechados e áreas urbanas. Porém, só de estar exposto à luz do sol, já ahyda a diminuir seus riscos de doenças cardíacas e hipertensão.
Seus níveis de Vitamina D aumentam.
A luz solar em contato com a pele dá início a um processo que culmina na criação e ativação da vitamina D, também chamada de colecalciferol. Estudos sugerem que apenas 15 a 20 minutos de exposição solar por dia podem ajudar seu corpo a fabricar quantidades de vitamina D necessárias para absorção vitamínica, fortalecer os ossos e talvez ainda ajudar na prevenção de tipos específicos de câncer.
Diante de todos esses benefícios, você precisa saber como adicionar mais tempo ao ar livre no seu dia a dia!
- Sua cidade possui parques ou espaços que permitam a recreação ao ar livre? Use-os sem moderação!
- Nunca se esqueça de usar filtro solar!
Curta a nossa fanpage no facebook e acompanhe o melhor conteúdo sobre bem estar e natureza, além de diversas receitas de comidinhas da roça!
0 Comentários